top of page

Quando procurar a psicoterapia?

Deve-se procurar o psicoterapeuta quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo. 

Quando por algum motivo esbarra em situações as quais não consegue dar respostas que lhe sejam satisfatórias com os recursos que domina, surge a necessidade de ampliar a consciência a seu próprio respeito.

O psicoterapeuta deve ser procurado quando os sintomas estiverem impedindo a pessoa de realizar suas tarefas de forma prazerosa ou tornando seus relacionamentos complicados e tumultuados. Sentimentos de impotência, menos valia, falta de iniciativa, dores constantes sem causa física comprovada, insônia ou excesso de sono podem ser indícios de que algo não vai bem. Nestes casos um psicólogo pode auxiliar.  

A função da psicoterapia é proporcionar o encontro do ser humano com ele mesmo, melhorando sua qualidade de vida e sua expressão no mundo. No dia a dia passamos a desempenhar papéis sociais que nos levam a comportamentos que algumas vezes não gostaríamos de apresentar, mas que são necessários para a boa convivência. Nossos valores e crenças podem ficar em segundo plano, o que acaba gerando conflitos internos e consequentemente o surgimento de sintomas.

"Eros também é dança, e a dança não é um fenômeno hierárquico. Ela se dá entre parceiros." 

Hillman

Psico
Terapia
Foto1 consultorio
Foto5 consultorio
Foto6 consultorio
Foto3 consultorio
Foto2 consultorio
Foto7 consultorio
Foto8 consultorio
Movendo Sonhos

Psicologia Analítica e Terapia Corporal

Calatonia2.jpeg
Calatonia3.jpeg
Calatonia1.jpeg
Calatonia

Somos todos seres completos, cheios de possibilidades e perspectivas; a Psicologia Analítica admite que o indivíduo é um ser criativo que traz em si tudo que necessita para seguir sua jornada rumo ao desenvolvimento; ele é capaz de autorregular-se em busca da homeostase, do equilíbrio. Às vezes esse dinamismo encontra-se "meio emperrado" e é aí que entra o trabalho do psicoterapeuta. ​

Psiquismo e corpo são apenas diferentes manifestações de uma MESMA TOTALIDADE. 

Através de técnicas corporais, como a calatonia, é possível o acesso a memórias, emoções, imagens e vivências antes não conscientes pelo indivíduo, possibilitando um contato profundo com conteúdos internos e o desenvolvimento de suas potencialidades. 

Calatonia é uma técnica integrativa (alma/mente/corpo), criada por Pethö Sándor, que possibilita um contato profundo e autêntico com os aspectos inconscientes, com o centro da personalidade (Self). Consiste em toques sutis que ajudam no descondicionamento do ego, possibilitando alterações nos padrões de pensamentos, sentimentos e sensações. Atua como reajustamento de pontos de apoio e equilíbrio fisiopsíquico. Associada à Psicologia Analítica traz muitos benefícios ao processo psicoterapêutico.

Movendo os Sonhos

Tendo em vista a importância da conexão/presença e da arte como formas de integração do ser, considerando aspectos conscientes e inconscientes da experiência, Paula Madueño Zonzini busca desde 2013 investigar, desenvolver e fundamentar em sua pesquisa, um instrumento que propicie o Estado de Presença Improvisacional, facilitando a construção de camadas e texturas de estados corporais como possibilidade de reorganização somática e criação de novas narrativas (fisiopsíquicas) pessoais. Unindo sua experiência em diferentes campos de saber (Arte, Educação Somática e Psicologia Analítica), aborda em sua pesquisa a possibilidade do imaginário “tomar corpo”, na corporificação sensível das imagens através do gesto poético (movimento, a dança). Imagens estas, produzidas pela própria psique, nos sonhos, uma vez que para Jung eles são produções espontâneas do inconsciente, condição da totalidade psíquica do indivíduo, da alma. (Jung, 1990) 

Como Artista,  Psicóloga e Analista Junguiana, está interessada e preocupada com a qualidade da presença e dos gestos humanos no mundo.

Enxerga no resgate da linguagem mitopoética, comum aos sonhos, à arte e à própria alma/psique um caminho para a problemática do mundo contemporâneo, que desvitaliza os corpos e os submete à lógica do utilitarismo. 

Sobre

Paula Madueño Zonzini é Psicóloga Clínica, Pós graduada em Psicologia Analítica e Especialista em abordagem corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae. (2013)

Atua em consultório próprio desde 2008. 

Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Trabalhos Corporais, Educação Somática, Movimento e Calatonia.

Mestranda em Artes da Cena na linha de pesquisa Arte e Contexto pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolve desde 2013 o trabalho de pesquisa “MOVENDO OS SONHOS” no qual as imagens oníricas são corporificadas através de movimentos poéticos, viabilizando novas narrativas dramatúrgicas e organizações somáticas, proporcionando ressignificação de experiências e novas formas de expressão.

Integra os grupos de Pesquisa GEPETO- Grupo de Pesquisa Topologias do Espetáculo- arte e identidades contemporâneas, coordenado pela professora-doutora Cassia Navas e Arte e Psicologia Analítica coordenado pelo professor-doutor Filipe Salles, dentro do IA/Instituto de Artes da UNICAMP.
Bailarina profissional com 33 anos de carreira, formada pela Royal Academy of Dance London. Trabalhou na Cisne Negro Cia de dança por 5 anos, 15 anos no Balé da Cidade de São Paulo (Balé do Teatro Municipal de São Paulo), 9 anos no Studio 3 Cia. de Dança. 

Assistente de direção e preparadora de elenco do Projeto Mov_oLA por meio do trabalho de integração fisiopsíquica como forma de dialogar com a simbologia do corpo dos bailarinos, facilitando a expressão artística e ampliação de consciência dos mesmos.

Atendimento individual para adolescentes, adultos e idosos.

Atende presencialmente e On-line.

CRP nº 06/93469

Sobre
Contato

Success! Message received.

Contato

Paula Madueño Zonzini

Rua Vergueiro, 1421

Edifício Top Tower Office/Torre Sul
Vila Mariana - Metrô Paraíso

São Paulo, SP 04101-000

Agendamento viaTel/WhatsApp : 11.99945-4524

Email: paulamadueno.psico@gmail.com

bottom of page